O Projeto CESAR Project – Circular Economy Skills and Awareness Raising é um Projeto KA202 (Parcerias Estratégicas para a Educação e Formação Profissional) financiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia, que teve início em outubro de 2020 por um período de dois anos.

A parceria é constituída por 7 parceiros de 5 países diferentes (Portugal, Alemanha, Espanha, Finlândia e Itália), com um compromisso comum de sensibilização para a Economia Circular junto das comunidades educativas e de formação.



Cesar Project

Desenvolvido no domínio da Economia Circular, o Projeto CESAR visa principalmente:

  • Sensibilizar para a Economia Circular e os seus benefícios;
  • Promover a sensibilização dos professores e alunos sobre metodologias e abordagens mais verdes;
  • Estabelecer iniciativas estudantis para investigar problemas locais e regionais que exijam soluções sustentáveis e/ou circulares;
  • Melhorar as competências dos estudantes para a Economia Circular, ajudando a preparar a futura força de trabalho para os desafios da transição do modelo económico linear para a economia circular.

Para isso, a parceria irá conceber e desenvolver um conjunto de materiais educativos e de formação que possam ser utilizados pelos professores em cursos de Educação e Formação Profissional (e também no ensino regular) para promover a sensibilização e o desenvolvimento de competências dos alunos no domínio da Economia Circular.

Após a conclusão, o projeto CESAR poderá proporcionar acesso a um programa de aprendizagem abrangente e materiais que promovam o conceito princípios e objetivos da Economia Circular, previamente testados e validados em contextos de aprendizagem de Educação e Formação Profissional.